Sistema para Gestão de Agências

A história do SiGA: da criação em 2003 até a atualidade.

4 de abril de 2019 por André Traichel

Cotidiano, SiGA

O SIGA é um sistema para o mercado publicitário que fez história. Criado em 2003 e lançado em 2005, foi o primeiro software-como-serviço para as agências de publicidade. Ou seja a agência não precisava mais instalar nada em qualquer máquina, bastava acessar pelo navegador o endereço da sua conta. Isto numa época onde banda larga de 300k era um luxo que poucos tinham!

 

Primeira versão do SiGA, ainda somente o frontend e em meados de 2003. Isso mesmo, as 3:28 da manhã!

Neste modelo de negócios, o famoso SaaS, o cliente assina o sistema, pagando uma mensalidade pelo acesso de acordo com a quantidade de usuários e o plano de conta escolhidos.

Com o passar dos anos, ele mudou. Ficou maior, incorporou novos recursos, acompanhou as tendências de mercado. Hoje ele é um sistema mais completo. Toda a gestão da agência pode ser feita de qualquer lugar e a qualquer hora, de qualquer dispositivo.

SiGA em 2007

A evolução

Criado inicialmente em PHP, o SiGA em 2011 foi totalmente refeito, onde passamos a usar Ruby on Rails, arquitetura que usamos ainda hoje. Como consequência, esta alteração permitiu desenvolver mais em menos tempo e trouxe novas formas de organizar os processos dentro do software.
SiGA para mercado publicitário

Lançamento do SiGA em Ruby on Rails, em outubro de 2011.

Em 2016, por causa do aumento dos itens do menu e a previsão de que cada vez teria mais recursos no sistema, o layout foi novamente alterado. Passou-se a usar pela primeira vez a barra de navegação na lateral, possibilitando assim colocar mais itens para deixar a navegação mais fluída. Neste ano, também lançamos uma novidade no modo de comercializar o SiGA, construindo os planos de conta. Com recursos e valores diferentes, podemos abraçar melhor qualquer tipo de agência – e de orçamento!

Siga em 2016, com planos de conta e navegação à esquerda.

Então, em 2018, uma nova mudança. Adotamos o conceito de cards (cartões para as informações), para organizar assuntos e distribuir melhor a informação. Esta organização também se pode notar nos documentos em geral, como no Orçamento de Serviços. Como consequência, as informações gerais como o cabeçalho e dados finais ficam em agrupados em blocos. Cada item possui o seu card e a visualização geral ficou mais suave:

Em 2018, os cards passaram a ser utilizados mais extensamente!

Portanto, as mudanças não param. Estamos sempre atualizando o sistema, seja na sua interface, seja em novos recursos ou melhorias nos processos já existentes, adequando as exigências do mercado publicitário. Você pode conferir o que já foi feito e as novidades em nosso blog: https://www.sigasw.com.br/blog/category/atualizacao/

SiGA – Sistema de Gestão de Agências de comunicação. A gestão de sua agência de forma otimizada.