Sistema para Gestão de Agências

Como montar um calendário editorial?

12 de abril de 2023 por Redação

Publicidade

Montar um calendário editorial pode parecer complicado no início, mas é uma ferramenta essencial para planejar e gerenciar o conteúdo do seu site, blog, mídias sociais ou qualquer outro canal de comunicação.

Calendário editorial é ferramenta para quem trabalha com mídias sociais.
Foto de Walls.io na Unsplash

Aqui estão algumas etapas para ajudá-lo a criar um calendário editorial eficaz:

  1. Defina seus objetivos e público-alvo: antes de criar um calendário editorial, é importante entender seus objetivos e público-alvo. Qual é o propósito do seu conteúdo? Quem você deseja alcançar com ele?
  2. Identifique os tópicos e temas do seu conteúdo: comece a pensar em tópicos e temas que sejam relevantes para o seu público e que possam ser abordados em seu conteúdo. Considere também as datas importantes ou sazonais que possam influenciar seus temas.
  3. Crie um cronograma de produção: determine com antecedência quando cada peça de conteúdo será criada e revisada. Certifique-se de ter tempo suficiente para produzir e revisar todo o conteúdo antes de publicá-lo.
  4. Decida como e onde você irá publicar o conteúdo: considere as diferentes plataformas em que você irá publicar o conteúdo, como o seu site, blog, mídias sociais e newsletters. Certifique-se de adaptar o formato do conteúdo para cada plataforma.
  5. Monitore e avalie o desempenho do seu conteúdo: é importante monitorar e avaliar o desempenho do seu conteúdo para saber o que funciona e o que não funciona. Use métricas como visualizações, compartilhamentos, curtidas, comentários e taxa de conversão para avaliar o sucesso do seu conteúdo.

Ao seguir essas etapas, você poderá criar um calendário editorial eficaz que ajudará você a produzir conteúdo consistente e relevante para o seu público. Lembre-se de que o calendário editorial é uma ferramenta flexível e que pode ser ajustada ao longo do tempo para atender às necessidades e objetivos em constante mudança.

Vamos para um exemplo prático

Aqui está um exemplo básico de um calendário editorial para um blog de moda:

Objetivo: fornecer conteúdo de moda relevante para mulheres entre 18 e 35 anos.

Tópicos e temas:

  • Tendências da moda para a próxima estação;
  • Dicas de estilo para diferentes tipos de corpo;
  • Tutoriais de maquiagem e cabelo;
  • Entrevistas com designers e influenciadores da moda.

Cronograma de produção:

  • 1º de março: Tendências da moda para a primavera;
  • 15 de março: Tutorial de maquiagem para uma maquiagem natural de primavera;
  • 1º de abril: Dicas de estilo para mulheres com corpos em forma de pêra;
  • 15 de abril: Entrevista com um designer de moda emergente;
  • 1º de maio: Tendências de moda para o verão;
  • 15 de maio: Tutorial de cabelo para penteados de verão;
  • 1º de junho: Dicas de estilo para mulheres altas;
  • 15 de junho: Entrevista com um influenciador da moda com foco em roupas vintage.

Plataformas de publicação:

  • Blog: postar o conteúdo acima mencionado no blog com imagens relevantes e links para produtos recomendados;
  • Mídias sociais: compartilhar imagens do conteúdo nas contas do Instagram e Facebook, incluindo chamadas para ação para direcionar o tráfego de volta ao blog;
  • Newsletter: enviar um resumo mensal do conteúdo do blog e promoções de produtos relevantes para a lista de assinantes.

Monitoramento e avaliação:

  • Usar métricas do Google Analytics para monitorar o tráfego do blog e ver quais postagens são mais populares;
  • Acompanhar a taxa de engajamento e o crescimento do número de seguidores nas mídias sociais;
  • Avaliar a taxa de abertura e engajamento da newsletter para ajustar a frequência e o conteúdo das mesmas.

Lembre-se de que essas são apenas sugestões básicas e que cada calendário editorial pode ser personalizado para atender às necessidades e objetivos específicos.

E como fazer no SiGA?

Em nosso software para gestão de agências, você pode, através do menu SOCIAL, fazer todo o planejamento de postagens, exatamente como em um calendário, definindo previamente imagens, textos e redes sociais.

A partir de um Planejamento, crie as publicações com as imagens de preview, data, checklist e o que mais for necessário. Uma vez que este plano estiver pronto, sendo então o calendário editorial, você poderá enviar um PDF ao cliente com toda a programação.

Quando aprovado, bastará converter estas publicações em JOBs, para que caia na pauta geral e cada uma ser trabalhada pela sua equipe e posteriormente publicado na plataforma escolhida.

Então se a sua agência trabalha com redes sociais, o uso do calendário editorial é uma grande ferramenta. Com ela poderá apresentar ao seu cliente a programação pretendida, evitando trabalho de última hora. E com o SiGA, poderá converter essa programação nos jobs que serão efetivamente trabalhados, podendo assim contar com todos os recursos como timesheet e métricas de retrabalho.


Quer saber mais do SiGA? Crie uma conta e teste grátis.