Sistema para Gestão de Agências

PowerPC 10 x 0 André/Linux

24 de outubro de 2006 por André Traichel

Apple

Pois bem, nesse primeiro post que colocarei sob meus auspícios, comentarei sobre minha ainda não terminada tentativa de colocar uma distribuição Linux, o Debian pra ser mais exato, num Mac old world, ou melhor, num 7300 com 128 RAM e HD de 4 Gb.

Pra começar a ladainha, diferentemente dos new worlds (G3, G4, G5 e MacIntel), os macs beges que fizeram a grande maioria das fotoliteiras e gráficas de médio porte na década de 90 não aceitam boot linux pelo CD. Até eu descobrir isso foram muitas páginas na web, até achar alguma alma corajosa que também tenha passado pelo mesmo problema.

Pois eis que encontro a solução: uma extensão que deve ser adicionado no Extensions Folder (alguém lembra disso?) que permite que se adicione um ou mais kernels de linux em uma determinada pasta e ao reiniciar a máquina, voilà, se pode escolher em qual sistema se quer bootar. Essa extensão chama-se BootX ( http://penguinppc.org/bootloaders/bootx/ )
Essa parte deu certo, apenas tive que tentar achar o tal de ramdisk, que na verdade é o arquivo nitrd renomeado para ramdisk.gz.

Deu tudo certo! Reiniciei em Linux, abriu o instalador, particionei o HD, copiou os arquivos e… nada. Simplesmente não funcionou. Acho que perdi alguma parte nos tutoriais, só sei que agora tá lá ele, olhando pra mim com aquele sorrisinho que aparece no início do boot do 7.6.1. Mas tudo bem, ainda não me dei por vencido. Como diz o comercial, “NãO DESISTO NUNCA”, pelo menos até achar um jeito mais fácil…